Saúde de Cotia realiza busca ativa de tuberculose

Por Roysen sousa 06/03/2018 - 20:56 hs
Foto: Vagner Santos

Intensificação acontecerá nas 25 unidades de saúde, entre 5 e 19 de março, mas o exame é disponibilizado em qualquer período do ano

 

Entre os dias 5 e 19 de março, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a Campanha da Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) participam da ação com atividades educativas e livre demanda de coleta de BK (escarro) para análise.

Dados da Secretaria de Saúde mostram que, no ano passado, foram diagnosticados 110 casos de tuberculose em Cotia. Uma vez identificada a doença, o paciente inicia o tratamento gratuitamente pelo SUS. Mesmo fora do período da campanha, os pacientes com sintomas da doença podem procurar as UBS's e solicitar o exame.

Os sintomas frequentes incluem tosse seca contínua no início e depois com secreção, cansaço excessivo, sudorese noturna, palidez, nos casos mais graves a pessoa apresenta dificuldade na respiração, eliminação de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na membrada que reveste o pulmão.

O conjunto de sintomas e a radiografia de tórax levantam a suspeita de tuberculose pulmonar, mas o diagnóstico definitivo é fechado após a análise do escarro do paciente, quando é identificado o Mycobacterium tuberculosis.